Tudo o que você precisa saber na hora de alugar um imóvel

Tudo o que você precisa saber na hora de alugar um imóvel

Confira o passo a passo com as principais informações para fugir de armadilhas e dos gastos não planejados

Conquistar independência e ter seu próprio canto para morar é o sonho de muita gente por aí. Quando se é jovem, então, sair da casa dos pais para ter um lugar só seu tem um gostinho ainda mais especial.

Para morar sozinho, dividir com amigos, ou começar uma vida a dois, não importa: ao tomar a decisão e iniciar a procura por um imóvel, é preciso ficar por dentro de todos os custos envolvidos na locação.

Para te ajudar na missão de alugar seu primeiro imóvel, preparamos um passo a passo com tudo o que você precisa saber antes de assinar o contrato.

O que perguntar 

Ao conversar com a imobiliária ou corretor, explica exatamente o que você está buscando. Isso facilita limitar a as visitas que irá fazer para conhecer o imóvel. Especifique: quantidade de quartos e banheiros, garagem, vagas para bikes e motos, serviço de lavanderia, permissão para animais de estimação no condomínio, espaços de lazer, proximidade de metrô e etc.

Na locação via imobiliária, o locatário ou inquilino (aquele que está alugando o imóvel) se isenta de grande parte da burocracia envolvida na relação com o locador (proprietário do imóvel), já que é a empresa quem se responsabiliza pelos trâmites da operação inicial e mensal. 

Com as opções para locação escolhidas é hora de analisar uma série de fatores. Para alugar um imóvel com segurança, observe atentamente pias e torneiras para verificar sinais de vazamento, rachaduras ou quaisquer outros sinais de infiltração no teto, nos armários e nas paredes, se há ventilação e entrada de luz natural e, caso você esteja buscando imóveis já mobiliados, observe o estado de conservação dos móveis e eletrodomésticos disponíveis. 

Outra dica importante na hora de visitar um potencial imóvel para locação é fazer isso em horários diferentes para saber como é a movimentação na região. Conversar com outros moradores também pode ajudá-lo a evitar problemas futuros, como um vizinho mais barulhento, por exemplo.

Tipos de garantia

Para efetivar a locação do imóvel, o locatário em geral precisa apresentar documentos pessoais e de comprovação de renda. Os mais comuns são RG, CPF e correspondência com o atual endereço. A renda exigida costuma equivaler a três vezes o valor do aluguel e pode ser comprovada mediante apresentação de holerites de pagamento de salário ou extrato bancário.

O futuro morador também precisará apresentar alguma garantia, exigida normalmente para cobrir eventuais atrasos no pagamento. Conheça, abaixo, algumas das principais formas de garantia.

Fiador

O fiador pode ser um familiar, amigo ou qualquer outra pessoa que se propõe a ficar responsável pelo pagamento do aluguel caso o locatário não cumpra o compromisso de pagar em dia. Essa pessoa precisa ter, na maioria das vezes, um imóvel quitado, sem irregularidades, e renda equivalente a três aluguéis. É preciso ter muita atenção ao indicar um fiador, pois caso nenhum dos dois consiga pagar o aluguel, o imóvel do fiador é penhorado.

Caução

A caução equivale ao pagamento antecipado de alguns meses de aluguel e deve ser depositada em uma aplicação. A mais comum é a caderneta de poupança. Ao final do contrato, quando o imóvel é entregue ao locador, esse valor é devolvido ao locatário com as devidas correções do período.

Seguro-fiança

Trata-se da compra de uma apólice de seguro paga pelo inquilino para garantir que o locador receba os aluguéis em dia. O custo do seguro-fiança varia de acordo com o tipo de cobertura e, para recorrer a ele, é preciso levar em conta esse valor extra com as parcelas do seguro todos os meses.

Título de capitalização

O valor do título exigido pelo locador ou imobiliária fica separado durante um prazo predeterminado em uma conta da operadora do título de capitalização ou seguradora e, ao término do contrato, poderá ser resgatado pelo locatário.

A Lei Federal de nº 8.245, mais conhecida como Lei do Inquilinato, é  base para a elaboração das cláusulas de um contrato de locação, tanto para fins residenciais quanto comerciais. É esse documento que garante os direitos e deveres de ambas as partes.

Índice para reajuste de valores

É permita uma correção anual do contrato de locação a fim de garantir que o valor fique se adeque ao mercado ou recupere o que foi corroído pela inflação. Esse reajuste acontece sempre no aniversário de locação e é calculado com base em um índice, que pode ser o IGP-M ou o IPCA, sempre em comum acordo entre locador e locatário. Entenda cada um deles.

Índice Geral de Preços de Mercado (IGP-M)

É calculado com base em três outras taxas: o Índice de Preços por Atacado (IPA), Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e Índice Nacional do Custo da Construção (INCC). O IGP-M corresponde a uma porcentagem divulgada mensalmente pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e é o índice mais usado para reajuste de aluguel. Devido a sua importância na economia em geral, é bastante sensível à variação de câmbio.

Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA)

O IPCA é apurado mensalmente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e considera o custo de vida das famílias com renda entre 1 e 40 salários mínimos, baseado em despesas com moradia, alimentação, saúde e higiene, transporte, vestuário, entre outras. 

Na era digital

Hoje, o processo de alugar o imóvel pode ser feito de forma simples e com pouca burocracia. Além de plataformas online que facilitam a escolha do imóvel, com filtros de busca detalhados, fotos e vídeos profissionais e atendimento online, algumas imobiliárias digitalizaram todo o processo de avaliação de crédito, formalização de garantias e assinatura de contratos. 

Faça um planejamento do que vai gastar

Seja qual for seu caminho para locação do imóvel, é importante ficar atento e fazer um planejamento financeiro para não se enrolar depois. Lembre-se que, antes de assinar o contrato e mudar para seu novo apartamento, você pode precisar pintar ou fazer alguns ajustes necessários. Todos os gastos feitos antes da mudança podem ser negociados com o locatário e valem como benfeitorias no imóvel, gerando desconto no aluguel. 

Na hora de fazer os cálculos, tenha em mente que, além do valor mensal pago de aluguel, você terá também as despesas com condomínio e IPTU, além das despesas básicas com água, energia elétrica, internet e telefone. 

Fonte: Meu bolso em Dia / Febraban

Outras notícias

Plano Família Ceres - Informe para declaração de Imposto de Renda está disponível aqui no site
Como financiar a reforma de imóveis
Mutirão 2024: renegocie dívidas com bancos e financeiras
Live Ceres: Saúde da Mulher - Envelhecimento Ativo x Menopausa