Saiba como a educação financeira familiar pode impactar na vida de toda a sua família

Saiba como a educação financeira familiar pode impactar na vida de toda a sua família

Aproveite nossas dicas e melhore as finanças de sua família.

Todos sonham desde novos em construir seu próprio patrimônio, ter plenas condições de sustentar a família e garantir um futuro cheio de conforto não só para si mesma, mas para as próximas gerações também. Porém, na prática atingir esse objetivo é muito mais difícil do que parece, principalmente se levarmos em conta que praticamente toda a população já tem dificuldade em lidar com as suas próprias finanças pessoais, imagina quando se trata de tomar conta do orçamento para manter uma família inteira.

Na crise financeira atual, o poder aquisitivo das famílias brasileiras tem ficado cada vez menor, e sozinho é muito complicado mudar a situação financeira de toda a família, sendo assim, é necessário a colaboração, comprometimento, dedicação e foco de todos os integrantes da família para que seja feito um planejamento realista e estipulado metas que sejam capazes de causar um grande impacto no orçamento familiar.

Desta forma, preparamos o presente texto com dicas de educação financeira familiar que podem ajudá-lo a ter um planejamento eficaz e aumentar a saúde financeira de sua família.

Organize seus gastos

Analise seus gastos atuais e descubra onde cada centavo de sua família é gasto, ter absolutamente todas as despesas registradas, até mesmo os gastos básicos como luz, gás e água é essencial para que possa elaborar um planejamento e estabelecer um controle, pois anotar todos os gastos facilita analisar em quais áreas a família despende mais dinheiro e se tal gasto realmente é necessário.

Se planeje com antecedência

Todo começo de ano as famílias brasileiras geralmente tem um gasto maior devido a cobranças como IPTU, IPVA, matrícula escolar dos filhos, entre outras contas, mas se é sabido que todo começo de ano o gasto é maior, porque não se planejar com antecedência e guardar o dinheiro dos meses de menor gasto para cobrir essas despesas? Se planeje, ter consciência e organização ajuda muito o orçamento.

O planejamento familiar envolve muito mais que gastos fixos, tem gasto com viagens e muito mais, mas mesmo assim é essencial que busque planejar todos os passo com antecedência, você terá muitos benefícios com isso, ao preparar uma viagem com antecedência por exemplo, você consegue pesquisar preço de passagem, negociar o valor de estadias e passeios, e ainda ganha tempo para fazer um roteiro  bem planejado para que não deixe de aproveitar nada.

Pense bem antes de gastar

Uma das dicas mais importantes, é que antes de comprar algo pense com cuidado se o item desejado realmente é necessário, um dos erros mais comuns do cidadão é a compra em excesso, e um dos motivos que levam a isso é o fato de muitas vezes se comprar as coisas por querer aproveitar todo tipo de desconto que julga imperdível.

Uma das formas de corrigir esse hábito de gastar em excesso, é passar a sair somente com dinheiro vivo no bolso.

Estabeleça metas mensais de economia

Defina um percentual da renda da família para economizar por mês, a educação financeira não envolve apenas controle de gastos, mas também geração de dinheiro, então aproveite essa economia mensal ao invés de deixar parado na poupança, realize investimentos financeiros.

Estabeleça regras para reduzir seus gastos

Sempre há como reduzir o valor das contas básicas, e para contar com a colaboração de todos da família, crie regras como:

Estabelecer um tempo máximo de banho;

Apagar as luzes quando sair dos cômodos;

Estipular um número de minutos ao telefone para cada integrante da família;

Estipular um horário para desligar todas as televisões de casa, entre outras.

É importante que todos os membros da família estejam envolvidos nessas atividades de redução do orçamento.

Inclua seus filhos no orçamento familiar

Converse com seus filhos, deixe-os ciente da situação financeira da família e convide-os a participar do planejamento financeiro, contar com a participação de todos é muito importante, e deixar seus filhos informados da real situação financeira torna mais fácil contar com a colaboração deles para controlar as despesas.

É importante informar também que essa é uma boa oportunidade para que seus filhos desenvolvam o conhecimento da educação financeira e cresçam com um maior controle sobre seus gastos.

Ensine seus filhos a economizar

Ensine aos seus filhos o real valor do dinheiro, pois os mesmos futuramente iram se basear na vida financeira familiar em que cresceram para ensinar as próximas gerações a respeito da importância do dinheiro e como fazer para melhorar a saúde financeira da família.

Crianças pequenas podem ser estimuladas através de cofrinhos chamativos e coloridos, que possam ser utilizados para guardar parte da mesada, para adolescentes é aconselhável que se ensine a fazer investimentos e obter um retorno maior que o da poupança.

Fonte: Blog do Vestibular

Outras notícias

Aposentados e pensionistas: contracheque do mês de junho está disponível aqui no site
Previc aprova alterações no Estatuto da Ceres
5 livros para mudar o seu mindset nas finanças
Ceres não terá expediente na sexta-feira (17/6)
Skip to content