Prazo para declaração do IR é prorrogado para 31 de maio

Prazo para declaração do IR é prorrogado para 31 de maio

A decisão foi tomada devido ao fato de que nem todas as instituições estão com suas atividades normalizadas por conta da pandemia da Covid-19.

A Receita Federal prorrogou o prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda 2022 para 31 de maio. A decisão foi publicada no 5 de abril no Diário da União. O prazo anterior se encerrava no dia 29 de abril. De acordo com a nota divulgada pela Receita, a prorrogação visa reduzir eventuais efeitos decorrentes da pandemia da Covid-19 que possam dificultar o preenchimento correto e o envio das declarações, levando em consideração que alguns órgãos e empresas ainda não estão com seus serviços de atendimento totalmente normalizados.

 O imposto a pagar apurado também teve seu vencimento adiado para o final do mês de maio, mas as restituições seguirão o cronograma anterior, sem alteração. As datas permitidas para a opção pelo débito automático passam a ser 10 de maio, para a primeira cota, e até 31 de maio para as demais, ou seja, para as declarações enviadas após o dia 10 de maio, o pagamento da primeira cota deverá ser realizado com DARF. A expectativa da Receita é de que 34,1 milhões de declarações sejam entregues neste ano, mas até 1º de abril haviam sido transmitidas 10,2 milhões.

Se perder o prazo final de entrega do documento, o contribuinte precisará pagar multa de 1% ao mês sobre o imposto devido, com valor mínimo de R$ 165,74 e máximo de 20% do imposto devido.

Baixe o programa de declaração do Imposto de Renda

Na página da Receita Federal estão disponíveis diferentes versões do programa.

Para baixar o programa para PC ou MAC, basta seguir os passos abaixo:

Passo 01: acesse a página da Receita Federal;

Passo 02: clique em ‘Meu Imposto de Renda’;

Passo 03: em seguida, acesse ‘Baixar o programa’;

Passo 04: no fim, escolha a versão que corresponde ao sistema operacional do seu computador.

Se preferir, o portal da RF também permite fazer a declaração pelo navegador (portal e-CAC) ou dispositivos móveis (iOS e Android);

Baixe o aplicativo para Android e iOS

Pelo celular, é possível baixar o aplicativo de declaração de Imposto de Renda em aparelhos que rodam Android ou iOS. Para isso, basta buscar pelo termo ‘Meu Imposto de Renda’ no Google Play ou App Store.

Todos os programas e aplicativos de declaração do IR funcionam de forma integrada. Ou seja, você pode começar a sua declaração pelo app no celular e finalizar o processo pelo computador, por exemplo.

Fonte: A Escolha Certa

Outras notícias

Aposentados e pensionistas: contracheque do mês de junho está disponível aqui no site
Previc aprova alterações no Estatuto da Ceres
5 livros para mudar o seu mindset nas finanças
Ceres não terá expediente na sexta-feira (17/6)
Skip to content