Peres encerra jornada de 8 anos à frente da Ceres 

Peres encerra jornada de 8 anos à frente da Ceres 

José Roberto Rodrigues Peres assumiu a Presidência da Ceres em 2016

Em 29 de fevereiro chegou ao fim o segundo mandato do atual Diretor-Presidente da Ceres, José Roberto Rodrigues Peres. Seu sucessor será Murilo Xavier Flores, assistido do plano Embrapa Básico. 

José Roberto Rodrigues Peres assumiu a Presidência da Ceres em 2016 e permaneceu no cargo por oito anos. Nesse período realizou uma gestão que trouxe resultados notáveis para a Fundação e para os planos de previdência em diversos aspectos, visto que 34 projetos institucionais foram realizados para a consolidação da sustentabilidade econômica e institucional da Fundação. Destacamos, a seguir, alguns resultados relevantes destes projetos: 

Eficiência e responsabilidade fiduciária na Gestão Institucional – A Taxa de Administração (TA) pode ser considerada um dos indicadores do grau de eficiência econômica dos gestores dos Planos de Previdência. No exercício de 2016,  a TA média praticada nos Planos administrados pela Ceres era de 0,47%. Esta TA sofreu uma redução significativa nestes últimos oito anos, chegando a 0,38%. Esta redução, representou uma economia acumulada de R$ 49 milhões neste período, o equivalente ao orçamento de um ano de custeio administrativo da Ceres.

Infraestrutura – No âmbito administrativo, vale ressaltar a reforma das instalações prediais que possibilitou a valorização da sede em 48,7% e o foco em infraestrutura com a implementação do Programa Ceres Sustentável; a renovação do parque de equipamentos; a modernização do ambiente de informática; a efetivação do Plano de Contingência, incluindo medidas relacionadas a prevenção de incêndio; e adequação.

Equipe Capacitada – Uma das medidas estratégicas adotadas com o objetivo de fortalecer a Governança Corporativa na Ceres foi a implantação de um forte Programa de Capacitação focado nas demandas institucionais da Fundação. Nestes últimos oito anos, houve um crescimento de 400% em capacitação com cerca de 861 participações em cursos e treinamentos por parte de todos os empregados, conselheiros e membros de Comitês da Ceres. Foram realizados cursos de Especialização, MBA e Mestrado Stricto Sensu.

Foco no Cliente – Desde 2016, a estratégia foi investir na comunicação e em ferramentas de autoatendimento. Com a contratação da NeoAssist, foi possível centralizar os canais e assim, monitorar e contabilizar também os autoatendimentos. Foram realizadas melhorias na Comunicação como a modernização do site e a implantação das redes sociais. Com este esforço, os resultados foram excelentes, com um aumento de atendimentos de 2016 a 2023 em 99,10%, redução do nível de reclamações para 0,14% e aumento do nível médio de satisfação do cliente neste período para 99,86%.  Investiu-se ainda na capacitação de todos os representantes das patrocinadoras e na intensificação do relacionamento corporativo, por meio da realização de reuniões online e presencias em todas as patrocinadoras.

Crescimento Patrimonial – De 2008 a 2015 o crescimento patrimonial foi de R$ 2,88 bilhões, sendo que 61% vieram da contribuição previdenciária e 39% da rentabilidade dos investimentos. Por sua vez, no período de 2015 até 2023, este crescimento foi de R$ 6,23 bilhões, sendo que 54% vieram das contribuições previdenciárias e 46% das rentabilidades do investimento. Isto representa 14,3% a mais do que o crescimento obtido no período de 2008 a 2015, equivalendo a um crescimento real de R$ 893,00 milhões. Em termos percentuais isto representa 1,79% ao ano.

Evolução do resultado dos planos – A evolução nos resultados consolidados dos 18 planos administrados pela Ceres cresceu de forma surpreendente. No final do exercício de 2015 estes planos possuíam um déficit contábil no valor de R$ 200,20 milhões e um déficit ajustado no valor de R$ 401,89 milhões. O que merece grande destaque é a reversão desses resultados que, ao final de 2023 registraram superávit contábil no valor de R$ 198,9 milhões e um superávit ajustado no valor de R$ 751,65 milhões. Isto é, nestes oito anos os planos acumularam um ganho de mais de R$ 1,00 bilhão. Vários foram os fatores responsáveis por este sucesso, destacamos aqui a melhoria do mercado financeiro e principalmente uma gestão proativa e dinâmica dos investimentos de toda a Equipe Ceres.

Gestão Baseada em Riscos – A implementação da Gestão Baseada em Riscos (GBR) encontra-se em franco processo de consolidação. No âmbito estratégico, o modelo de GBR adotado possibilitará à Ceres a identificação e o tratamento dos principais riscos que possam vir a comprometer a existência da Entidade e dos planos de benefícios sob administração. Sob a ótica tático-operacional, o gerenciamento de riscos por processos resultou em melhorias significativas. Isso se deve ao aprimoramento dos controles, à gestão eficiente dos riscos e à aplicação das melhores práticas. Normativos internos, como manuais e protocolos de riscos, foram criados, sendo essenciais na redução e mitigação dos riscos. Os resultados já obtidos pela Ceres com a implementação da GBR foram notáveis, reduzindo, em média, 79% dos riscos nos processos mapeados na entidade.

Pagamentos de Benefícios – O pagamento de benefícios da Ceres aumentou 92% de 2016 até 2023. No ano de 2023, a Ceres pagou de benefícios aos seus assistidos e pensionistas cerca de R$ 598,18 milhões. O que merece destaque é que, destes valores, R$ 458,31 milhões (77%) vieram do patrimônio/investimentos e somente R$ 139,87 milhões (23%) vieram das contribuições das patrocinadoras, participantes e assistidos. Isto demonstra a maturidade dos planos administrados pela Ceres e ao mesmo tempo determina uma grande responsabilidade dos gestores na aplicação dos nossos ativos, tendo em vista que os planos de benefícios apresentam progressiva independência financeira dos fluxos de contribuições normais, de forma a evidenciar a suficiência e a relevância do patrimônio financeiro acumulado.

Plano Família Ceres – O plano Família Ceres foi implantado em 2018. Atualmente o plano conta com 1.310 participantes e um patrimônio de R$34 milhões. No período de janeiro a dezembro de 2023, o plano Família Ceres alcançou uma  rentabilidade de 16,14%. Esse resultado superou tanto a rentabilidade de produtos similares disponíveis no mercado, como o CDI (13,04%) e a poupança (8,21%). Em relação a 2022, o patrimônio teve um crescimento de 16,19% em 2023, quando arrecadou mais de R$11 milhões em contribuições e portabilidades. Durante o período, foram pagos mais de R$8 milhões em benefícios.  

Gestão da Inovação e Tecnologia – Desde 2018, um dos projetos estratégicos mais relevantes desenvolvidos pela Entidade foi o Ceres Digital que além de inserir a Fundação no processo de transformação digital proporcionou avanços significativos no que ser refere à infraestrutura tecnológica; à melhoria do ambiente produtivo; melhorias em sistemas operacionais; reformulação do site e da intranet; adoção de novos sistemas; substituição de sistemas obsoletos por outros mais modernos, funcionais e acessíveis; digitalização da gestão de documentos e dos processos de compras, concessão de benefícios, empréstimo, contratos, pagamentos, avaliação de serviços, gestão de demandas jurídicas e Business Intelligence; adoção de uma nova plataforma de atendimento; WhatsApp institucional; desenvolvimento interno de uma plataforma de atualização cadastral, da calculadora de incentivo fiscal e de páginas para o Plano Família, Benefício de Risco, Incentivo Fiscal, | Empréstimo e da Nova área do Cliente do plano  Família Ceres.

“Cheguei ao final do meu mandato com a certeza de ter dado o meu melhor para honrar a confiança que os 8 patrocinadores, 2 instituidores e os cerca de 22,5 mil participantes e assistidos depositaram em mim. Entrego uma Ceres mais sólida, mais sustentável e preparada para enfrentar os desafios que o futuro nos reserva”, declara Peres

Fonte: Ceres

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