Participantes- As informações para sua declaração de IR estão disponíveis

Participantes- As informações para sua declaração de IR estão disponíveis

Confira os detalhes sobre o que deve ser declarado conforme a sua situação.

As contribuições para o plano de previdência complementar podem ser deduzidas do IR até o limite de 12% da renda bruta anual do participante. Para obter a dedução, a Declaração deve ser feita no modelo completo. Veja, a seguir, os detalhes sobre o que deve ser declarado conforme a sua situação

Participantes dos planos Básicos e Saldados – Para esses participantes a  contribuição é descontada diretamente na folha de pagamento, portanto, o valor a declarar está discriminado no Informe de Rendimento (Cédula C) entregue pela empresa em que você trabalha. No Informe, o valor que deve ser declarado está disponível no CAMPO “Rendimentos Tributáveis, Deduções e Impostos Retidos na Fonte”; no ITEM – “Contribuição à Previdência Privada ou Fundo de Aposentadoria Programada Individual – FAPI. 

Participantes dos planos FlexCeres: 

– Caso 1 – Se você NÃO FEZ APORTE para o plano fora da folha de pagamento, só precisa declarar o valor descontado em folha de pagamento. Esse valor está discriminado no Informe de Rendimento (Cédula C) entregue pela empresa em que você trabalha; CAMPO “Rendimentos Tributáveis, Deduções e Impostos Retidos na Fonte”; no ITEM – “Contribuição à Previdência Privada ou Fundo de Aposentadoria Programada Individual – FAPI.

– Caso 2 – Se você FEZ ALGUM APORTE para o plano fora da folha de pagamento, tem duas informações a declarar. A primeira informação se refere aos descontos feitos na folha de pagamentos. Ele está no informe de Rendimento (Cédula C) entregue pela empresa em que você trabalha; CAMPO “Rendimentos Tributáveis, Deduções e Impostos Retidos na Fonte”; no ITEM – “Contribuição à Previdência Privada ou Fundo de Aposentadoria Programada Individual – FAPI. O segundo valor, que corresponde ao aporte, está no Informe de Contribuições disponível no site da Ceres. 

Participantes em autopatrocínio: o valor a declarar está discriminado no Informe de Contribuições disponível também aqui no site. .

Veja o passo a passo para  acessar o Informe de Contribuições:

1) Clique em “Área do cliente

2) Escolha a opção “Participante”

3) Informe o seu login e senha  –  Por segurança, a Ceres recomenda que esta senha seja alterada. Para isso clique na opção “Trocar senha de acesso”. Caso não se lembre dela, clique no botão “Esqueci minha senha” para recuperá-la.

4)  Na lista de serviços, escolha a opção Informe de Contribuições e clique em ‘ver’

5) Informe o ano a que se refere o Informe a ser impresso e clique em “Imprimir informe de contribuições””.  Feito isso, o documento será exibido na tela. Você pode imprimi-lo e/ou salvá-lo em PDF, basta clicar na opção escolhida.

Os participantes que tiverem dúvidas ou encontrarem qualquer impropriedade nas informações prestadas, podem entrar em contato com a Ceres por meio da Gerência de Relacionamento. O contato pode ser feito via  e-mail atende@ceres.org.br, WhatsApp (61) 2017 1471  ou pelo 0800 979 2005 (ligação gratuita).  

Fonte: Ceres

Outras notícias

Aposentados e pensionistas: contracheque do mês de junho está disponível aqui no site
Previc aprova alterações no Estatuto da Ceres
5 livros para mudar o seu mindset nas finanças
Ceres não terá expediente na sexta-feira (17/6)
Skip to content