Paguei minha dívida e meu nome continua “sujo”. O que fazer?

Paguei minha dívida e meu nome continua “sujo”. O que fazer?

Paguei minha dívida e meu nome continua negativado, e agora? Entenda qual é o prazo para limpar o nome após o pagamento e saiba o que pode ter ocorrido

Você sabia que, ao pagar uma dívida que está inscrita em órgãos de restrição de crédito, o consumidor precisa aguardar cinco dias úteis para que o credor retire as informações do banco de dados da Serasa? Pois é!

Normalmente, esse procedimento é feito dentro do prazo, entretanto, em alguns casos, ele não é cumprido. O que fazer nesse tipo de situação? E se a empresa credora não retirar o seu nome da Serasa? Se você fica em dúvida e não sabe como proceder quando se pergunta “paguei minha dívida e meu nome continua negativado”, acompanhe a leitura e entenda!

Dívida paga e nome permanece nos cadastros negativos

Pense no seguinte cenário: você finalmente conseguiu quitar aquele débito que tanto tirava o seu sono, foi consultar seu CPF, mas ele ainda estava negativado. Você pagou a dívida e o nome continua negativado? Pode acontecer! Nesse caso, o consumidor deve procurar pelos seus direitos.

O Código de Defesa do Consumidor (CDC) estabelece esse prazo de cinco dias úteis para o credor retirar o nome do cliente da inadimplência, e a contagem começa a partir da data do pagamento da dívida. Caso esse prazo não seja respeitado, existem mecanismos que podem ser acionados para proteger o consumidor.

Antes, o cliente era quem deveria solicitar a retirada do próprio nome e do CPF da negativação após o pagamento. Agora, essa é uma responsabilidade do credor, passível de indenização por danos morais, inclusive.

Se você está nesta situação, com a dívida paga, mas o nome permanece nos cadastros negativos, a primeira coisa que deve fazer é acionar a empresa. Lembre-se de juntar comprovantes de pagamento e dados que possam te resguardar. Se for necessário, pode acionar órgãos como o Procon ou um advogado.

Mudança na regra de solicitação de retirada do débito

Em 2012, um ex-devedor gaúcho pediu indenização na justiça porque seu nome permaneceu sujo após 12 dias do pagamento. Ele descobriu quando solicitou um cartão de crédito e teve o pedido rejeitado.

Foi a partir desse caso que o Superior Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul decidiu que esse seria um dever do credor. Além disso, ficou estabelecido que o não cumprimento do prazo pode acarretar processo por danos morais com indenização.

Paguei minha dívida e meu nome continua negativado: o que fazer

Atualmente, o país tem, pelo menos, 65 milhões de endividados, segundo dados da Serasa de março de 2022. Muitas pessoas estão com a mesma questão: como faço para limpar meu nome? Se você é uma delas, saiba que é possível fazer uma negociação e até uma renegociação de dívidas, se for o caso.

Acesse o Serasa Limpa Nome, cadastre-se, caso ainda não tenha feito, e confira se há ofertas para você. As empresas listadas em nossa base de dados costumam ter ótimas oportunidades para quem quer limpar o nome, com descontos de até 90%, em um processo on-line e super-rápido – em até 3 minutos você consegue fazer um acordo.

Como informar pagamento à Serasa

Assim que você fizer uma negociação pela Serasa, automaticamente, seremos notificados do pagamento. Não tem como informar o pagamento à Serasa de outra forma — a menos que você utilize o Cadastro Positivo.

No caso do Cadastro Positivo, o consumidor já tem um vínculo com a Serasa. Esse cadastro reúne as informações sobre compromissos pagos em contratações de crédito, por exemplo. Por isso, passam a constar informações envolvendo os históricos relacionados ao CPF, o que traz dinamismo na troca de dados sobre pagamentos realizados.

O banco não tirou meu nome da Serasa

O banco não tirou seu nome da Serasa? A regra é simples. Como dissemos, após o pagamento da dívida, a instituição tem cinco dias úteis para fazer isso. Caso não ocorra, entre em contato com a sua agência para ter mais informações, antes de tudo.

Paguei a dívida e meu nome continua protestado

Nome negativado é quando a empresa inclui seus dados nas listas de devedores. Já o nome protestado é quando o credor foi a um cartório de protesto e incluiu seus dados negativados em um documento público.

“Paguei a dívida e meu nome continua protestado”. Nesse caso, será preciso ter o título de crédito que o credor te devolve quando você efetua o pagamento de um débito. Com ele, vá até o cartório onde a dívida está protestada e solicite a retirada.

Quanto tempo depois de limpar meu nome eu consigo fazer um financiamento

Quanto tempo depois de limpar meu nome eu consigo fazer um financiamento? Tudo vai depender do banco ou da instituição financeira, pois cada um tem seus próprios métodos de avaliação de risco de crédito. Não ter restrições e score alto são pontos importantes.

Nome limpo e score baixo: o que fazer

4. Troque de dívidas

Aumentar o Serasa Score, a sua pontuação de crédito, é um processo dinâmico, pois leva em consideração o seu histórico enquanto consumidor. Nome limpo e score baixo pode acontecer, sim. Até porque sua pontuação vai aumentar na medida em que seu histórico como pagador for melhorando.

Alguém que acabou de limpar o nome, por exemplo, não vai ter uma nota alta do dia para a noite. É um processo, mas ele não é muito demorado também. Para aumentar o score de forma mais rápida, mantenha o pagamento das suas contas em dia e utilize o Cadastro Positivo.

O Cadastro Positivo funciona como uma espécie de “currículo financeiro”. Por meio dele, os bons hábitos de pagamento do consumidor contam como pontos positivos no seu score de crédito. Por isso, ele reúne informações sobre como você paga suas contas — empréstimos, financiamentos, crediários, contas de água, luz, telefone, entre outras.

Pagando as contas em dia, dentro do prazo de vencimentos, o mercado enxerga o consumidor com baixo potencial de risco de crédito. Na prática, isso sinaliza uma pontuação mais alta e mais chances de obter crédito.

Agora, quando você se pegar pensando “paguei minha dívida e meu nome continua negativado” já saberá o que pode ter ocorrido e o que fazer para resolver essa questão. Aproveite para descobrir também se dívida de banco caduca.

Outras notícias

Especial IR 2024:  O que você precisa saber para declarar sua previdência da Ceres
Cheque especial: conheça 5 razões para você não usar esse crédito
Imposto de Renda 2024: conheça as novidades e como acertar no preenchimento da declaração
Isenção do Imposto de Renda para aposentados e pensionistas com doenças graves