IR2022: Informes de Rendimentos e contribuição disponíveis aqui no site

IR2022: Informes de Rendimentos e contribuição disponíveis aqui no site

Se você ainda não fez a sua declaração, veja as orientações que temos para você.

Todos sabem que a Receita Federal prorrogou para 31 de maio a entrega da Declaração Anual de Imposto de Renda. A Ceres continua recebendo solicitações de participantes e assistidos sobre os documentos para fazer a declaração. Se você ainda não fez a sua declaração, veja as orientações que temos para você.

PARTICIPANTES:

Relembramos que as contribuições para o plano de previdência complementar podem ser deduzidas do IR até o limite de 12% da renda bruta anual do participante. Para obter a dedução, a Declaração deve ser feita no modelo completo. Veja, a seguir, os detalhes sobre o que deve ser declarado conforme a sua situação.

Planos Básicos e Saldados – Para esses participantes a  contribuição é descontada diretamente na folha de pagamento, portanto, o valor a declarar está discriminado no Informe de Rendimento (Cédula C) entregue pela empresa em que você trabalha. No Informe, o valor que deve ser declarado está disponível no CAMPO “Rendimentos Tributáveis, Deduções e Impostos Retidos na Fonte”; no ITEM – “Contribuição à Previdência Privada ou Fundo de Aposentadoria Programada Individual – FAPI.

Planos FlexCeres:

Caso 1 – Se você NÃO FEZ APORTE para o plano fora da folha de pagamento, só precisa declarar o valor descontado na folha de pagamento. Esse valor está discriminado no Informe de Rendimento (Cédula C) entregue pela empresa em que você trabalha; CAMPO “Rendimentos Tributáveis, Deduções e Impostos Retidos na Fonte”; no ITEM – “Contribuição à Previdência Privada ou Fundo de Aposentadoria Programada Individual – FAPI.

Caso 2 – Se você FEZ ALGUM APORTE para o plano fora da folha de pagamento, tem duas informações a declarar. A primeira informação se refere aos descontos feitos na folha de pagamentos. Ele está no informe de Rendimento (Cédula C) entregue pela empresa em que você trabalha; CAMPO “Rendimentos Tributáveis, Deduções e Impostos Retidos na Fonte”; no ITEM – “Contribuição à Previdência Privada ou Fundo de Aposentadoria Programada Individual – FAPI. O segundo valor, que corresponde ao aporte, está no Informe de Contribuições disponível no site da Ceres.

– Participantes em autopatrocínio: o valor a declarar está discriminado no Informe de Contribuições disponível também no site.

Veja o passo a passo para  acessar o Informe de Contribuições:

1) Clique em “Área do cliente”

2) Escolha a opção “Participante”

3) Informe o seu login e senha  –  Por segurança, a Ceres recomenda que esta senha seja alterada. Para isso clique na opção “Trocar senha de acesso”. Caso não se lembre dela, clique no botão “Esqueci minha senha” para recuperá-la.

4)  Na lista de serviços, escolha a opção Informe de Contribuições e clique em ‘ver’

5) Informe o ano a que se refere o Informe a ser impresso e clique em “Imprimir informe de contribuições””.  Feito isso, o documento será exibido na tela. Você pode imprimi-lo e/ou salvá-lo em PDF, basta clicar na opção escolhida.

APOSENTADOS E PENSIONISTAS:

Os benefícios pagos pela Ceres devem ser declarados no Imposto de Renda. Vejam o passo a passo para acessar seus informes de rendimentos:

1)  Entre em www.ceres.org.br e vá em “Área do  cliente”.

2) Escolha a opção “Aposentado e Pensionista”.

3) Você será direcionado para uma página onde deverá informar seu login (CPF) e senha  –  Por segurança, a Ceres recomenda que esta senha seja alterada. Para isso clique na opção “Trocar senha de acesso”. Caso não se lembre dela, clique no botão “Esqueci minha senha” para recuperá-la.

5)  Na lista de serviços, escolha a opção IRRF  e clique em ‘ver’

6) Informe o ano a que se refere o Demonstrativo a ser impresso e clique em  “Visualizar”.  Feito isso, o documento será exibido na tela. Você pode imprimi-lo e/ou salvá-lo em PDF, basta clicar na opção escolhida.

Os participantes e assistidos sem acesso à Internet, que tiverem dúvidas ou encontrarem qualquer impropriedade nas informações prestadas, podem entrar em contato com a Ceres por meio da Gerência de Relacionamento. O contato pode ser feito via  e-mail atende@ceres.org.br, WhatsApp (61) 2017 1471 ou pelo 0800 979 2005 (ligação gratuita).

Fonte: Ceres

Outras notícias

Especial IR 2024:  O que você precisa saber para declarar sua previdência da Ceres
Cheque especial: conheça 5 razões para você não usar esse crédito
Imposto de Renda 2024: conheça as novidades e como acertar no preenchimento da declaração
Isenção do Imposto de Renda para aposentados e pensionistas com doenças graves