Por que alimentar mais o leão da Receita se você pode pagar menos imposto e ainda engordar a poupança do seu plano de previdência?
As contribuições que você faz para a Ceres ou outros planos de previdência podem ser deduzidas do Imposto de Renda até o limite de 12% da renda anual tributável.
Nos planos oferecidos pela Ceres, o percentual máximo de contribuição não chega ao limite máximo de 12%. Veja, a seguir, como aproveitar ao máximo a vantagem da dedução:
- Aposentados e Pensionistas – Podem obter o incentivo fiscal usando o plano Família Ceres (quem não é participante pode se inscrever, quem já é participante pode fazer aporte). Se fizerem o plano para menor de idade (neto, bisneto), certifiquem-se de que ele seja seu dependente no IR. Só assim o aposentado terá direito à dedução.
- Participantes do plano Embrapa Básico – Podem obter o incentivo fiscal usando o plano Família Ceres (quem não é participante pode se inscrever, quem já é participante pode fazer aporte).
- Participantes dos Planos FlexCeres – Podem obter o incentivo fiscal fazendo aportes no plano FlexCeres. Além de obter a dedução, ainda aumentam o valor do saldo da conta individual e, consequentemente, o valor do benefício.
Acesse aqui nosso simulador para saber o valor do aporte necessário.
No plano Família Ceres, o boleto do aporte pode ser gerado online. Acesse aqui a Àrea do Cliente, vá até a opção Incentivo Fiscal para verificar o valor do seu aporte. Depois, clique na opção “Realizar aporte’ para gerar um boleto.
Para aportes nos planos FlexCeres é necessário entrar em contato com a Gerência de Atendimento da Ceres. Informe que deseja fazer um aporte no seu plano e nossos consultores vão te orientar como fazer.
Aproveite o seu 13º e dê um presente de Natal a si mesmo. Você ganha, no futuro, melhorando o valor do seu benefício… e ganha, no presente, reduzindo o pagamento do seu imposto de renda ou aumentando sua restituição.
Fonte: Ceres