Como se organizar para viajar mais em 2024

Como se organizar para viajar mais em 2024

Planeje-se para aproveitar as férias e finais de semana nos lugares que você sonha conhecer

Viajar possibilita o contato com outras culturas, tradições e histórias, gerando experiências que ficam na memória e contribuem para nosso desenvolvimento pessoal e profissional. É uma oportunidade de conhecer pessoas diferentes e descobrir lugares inimagináveis.

Os benefícios não param por aí. Um estudo feito na University College of London, no Reino Unido, e publicado no ano passado na revista científica Transport&Heath, revela que viajar também faz bem para a saúde, confirmando o que outros pesquisadores ao redor do mundo já haviam mapeado. Isso é fruto, principalmente, da redução do estresse propiciado pela distância da rotina diária e da sensação prazerosa de conhecer novos lugares.

Não é à toa que viajar é o sonho de muitos brasileiros – cerca de 15%, segundo o Radar FEBRABAN de outubro de 2023. Muitas vezes, as pessoas adiam esse sonho por falta de planejamento ou organização financeira. Pensando nisso, preparamos algumas dicas para você começar a se planejar para viajar mais em 2024. Confira!

Calendário de feriados em 2024

Além de aproveitar as férias escolares e do trabalho, a dica é se organizar para fazer viagens mais curtas ao longo do ano, nos finais de semanas e feriados, ainda que as possibilidades para emendar alguns dias sejam poucas em 2024. Por se tratar de um ano bissexto, teremos menos feriados prolongados. 

Ainda assim, não faltarão oportunidades para passear. Este ano, o feriado da Consciência Negra passa a integrar o calendário oficial do país inteiro. Até agora, a data era celebrada apenas em alguns estados, como São Paulo e Rio de Janeiro. Confira o calendário nacional de feriados de 2024 a partir de fevereiro e aproveite, também, os feriados de sua cidade ou estado:

  • 12 de fevereiro: Carnaval (segunda-feira) 
  • 13 de fevereiro: Carnaval (terça-feira)
  • 14 de fevereiro: Quarta-feira de Cinzas (quarta-feira) 
  • 29/03: Sexta-feira Santa (sexta-feira)
  • 21/04: Tiradentes (domingo)
  • 01/05: Dia do Trabalhador (quarta-feira)
  • 30/05: Corpus Christi (quinta-feira) 
  • 07/09: Independência do Brasil (sábado)
  • 12/10: Dia de Nossa Senhora Aparecida (sábado)
  • 02/11: Finados (sábado)
  • 15/11: Proclamação da República (sexta-feira)
  • 20/11: Dia Nacional da Consciência Negra (quarta-feira)
  • 25/12: Natal (quarta-feira)

Dicas para se organizar e viajar mais

Preparar-se para viajar mais exige foco e disciplina, como acontece com qualquer projeto que você queira realizar e que exige dinheiro (quase todos, né?). A dica para começar é marcar em um caderno ou planilha os destinos que você pretende visitar em 2024, bem como o tempo que deseja ficar em cada lugar. Assim, fica mais fácil calcular o valor que você precisará poupar, até lá, para a viagem. O passo seguinte é se organizar financeiramente. Veja, abaixo, como fazer isso. 

#1 Faça um orçamento

O planejamento financeiro é essencial para realizar mais viagens durante o ano. Para isso, faça um orçamento realista, incluindo todos os possíveis gastos que terá não apenas durante a viagem, mas também antes, como é o caso dos custos de um passaporte ou visto para destinos internacionais.

Um orçamento inicial de viagem deve incluir: 

  • Passagem (ônibus, avião) ou gasolina (carro)
  • Acomodação
  • Transporte
  • Alimentação
  • Seguro-viagem (importante, caso você não tenha um plano de saúde com cobertura nacional ou programe viagens internacionais)
  • Passaporte e visto (destinos internacionais)
  • Atividades e passeios
  • Despesas extras 

Tenha em mente que esses gastos podem sempre variar para mais ou menos, então nunca faça um orçamento no limite. Considere ter uma reserva financeira caso haja variação em algum gasto.

#2 Separe, todo mês, o valor que irá guardar para viajar

Fez os cálculos e descobriu quanto suas viagens irá custar? Hora de começar a guardar dinheiro para tirar seus planos do papel. Para isso, estabeleça um valor que caiba em seu bolso para começar a guardar especificamente para a viagem. Esse dinheiro pode ser investido em uma aplicação segura e que possa ser resgatada até a data planejada para a viagem. Assim, os juros trabalham a seu favor, evitando as perdas ocasionadas pela inflação com que ele renda durante o tempo. Quer alguns truques para aprender a guardar dinheiro? Clique aqui e assista ao vídeo.

#3 Fuja da alta temporada

Para quem quer economizar, fugir da alta temporada e destinos mais procurados em feriados pode ser uma ótima ideia. Isso porque os preços de passagens e hospedagens costumam ser mais caros nesses períodos. Por isso, a dica é ir no contrafluxo, procurando destinos alternativos à praia no alto verão ou à montanha no inverno. Se o seu destino é internacional, descubra os períodos em que há mais visitantes nesses locais e programe sua viagem para uma época de menor fluxo turístico. 

#4 Compre com antecedência

A viagem será mais barata se for comprada com antecedência. Por isso, definindo as datas e destinos, comece a pesquisar antes os preços de passagens e hospedagem. Você pode criar um alerta no google para monitorar o preço das passagens, por exemplo, garantindo que irá receber alertas em caso de promoções.

Além do preço, reservar com antecedência também facilita encontrar as melhores opções de pagamento, já que alguns gastos, como passagens aéreas, podem ser parcelados sem juros no cartão e você já pode começar a pagar antes da viagem, aliviando o bolso depois. Importante: antes de parcelar, veja se terá condições de arcar com as prestações mesmo depois da viagem.

Para quem não tem experiência no planejamento de viagens e está com o orçamento limitado, é possível buscar pacotes com tudo incluso em agências de viagem. Esses pacotes costumam incluir passagens, traslados, alimentação e passeios e as agências também costumam aceitar pagamento parcelado. 

#5 Considere hospedagens alternativas

Há, atualmente, alternativas econômicas quando falamos de hospedagem. Você pode alugar um quarto em um hostel, ou até mesmo um apartamento completo para dividir com a família ou amigos, se estiver viajando em grupo. Muitas vezes, essas acomodações alternativas possuem um valor mais em conta e, se o local contar com uma cozinha, você ainda pode economizar mais preparando a própria comida, sem precisar recorrer a restaurantes todos os dias, em todas as refeições.

#6 De olho na bagagem

Em grande parte das companhias aéreas, a bagagem despachada ou extra é cobrada à parte, ou seja, é um custo a mais. Optar por viajar com pouca bagagem é uma boa estratégia não apenas para economizar no voo, mas também para ajudar a não comprar muito por impulso, já que o espaço para os pertences é limitado. Em uma viagem em família, é possível usar uma mala pequena para cada pessoa, dessas que podem ir a bordo. 

#7 Aproveite pontos e milhas do cartão

Utilizar milhas aéreas é uma boa pedida para quem planeja viajar de avião, aliviando o peso do preço da passagem. Muitas operadoras de cartão de crédito também oferecem o programa de pontos, que podem ser usados para garantir descontos não apenas na passagem, mas também na hospedagem ou até mesmo no  aluguel de carro.

#8 Como se planejar para estudar fora do Brasil gastando menos

Tem o sonho de estudar no exterior? Aqui, a dica também é se organizar e planejar antes. Pesquise o curso ou programa que mais tem a ver com os seus objetivos e entenda quanto dinheiro será necessário para arcar o curso e materiais. Tenha em mente, ainda, os custos extras, como moradia, translado e alimentação. Com isso em mente, estabeleça metas, estratégias e prazos para formar uma reserva específica para esse fim.

Você pode pedir para os amigos e familiares darem como presente de aniversário ou Natal um pouco de dinheiro na moeda do país que deseja visitar ou, ainda, fazer uma renda extra para conseguir um dinheiro a mais. Que tal vender brigadeiro, bolos ou, se você tem habilidades manuais, algum artesanato para começar a poupar para viajar? Pesquise, também, sobre bolsas de estudo gratuitas ou programas de estágio e intercâmbio que permitam que você concilie o trabalho e o estudo.

Fonte: Meu Bolso em Dia

Outras notícias

Especial IR 2024:  O que você precisa saber para declarar sua previdência da Ceres
Cheque especial: conheça 5 razões para você não usar esse crédito
Imposto de Renda 2024: conheça as novidades e como acertar no preenchimento da declaração
Isenção do Imposto de Renda para aposentados e pensionistas com doenças graves