Cinco dicas de ouro para garantir uma aposentadoria tranquila

Cinco dicas de ouro para garantir uma aposentadoria tranquila

A vida que você levará quando aposentar é uma questão de escolha

Você já parou para pensar no futuro, mais especificamente sobre como garantir uma aposentadoria tranquila em alguns anos? Se sua resposta for não, talvez seja o momento para avaliar suas escolhas de longo prazo.

Entenda que o você será e a vida que você levará quando aposentar é uma questão de escolha. Você já começou a escolher? Ou ainda está vendo os dias passarem esperando que algo aconteça?

De acordo com os dados de expectativa de vida divulgados pelo IBGE , é possível notar ano a ano o aumento dessa expectativa. A conclusão indiscutível é que estamos vivendo mais.

Se vivemos mais, precisamos organizar nossa vida de forma que esses anos a mais sejam vividos com saúde, propósito e de forma equilibrada financeiramente.

Confira 5 dicas de ouro para garantir uma aposentadoria tranquila!

1.Mantenha corpo e mente ativos- “Mens sana in corpore sano”. Uma mente sã em um corpo são.  Já dizem os profissionais da saúde que quem não encontra tempo na juventude para atividade física, obrigatoriamente terá que encontrar tempo na velhice para a doença. Ou seja, cuide do seu corpo! Não há outra alternativa! É impactante e é real. Não há como separar mente e corpo. E, à medida que cuidamos do nosso corpo, devemos nos preocupar em manter saudável também nossa mente – buscando aprender sempre, estudando, lendo, tendo interesse em novos assuntos e, quem sabe continuando a praticar atividades laborais.

2. Analise a possibilidade de continuar a produzir e a gerar renda– Continuar trabalhando em projetos que fazem sentido para você ajuda a ter saúde – física e psicológica. Há quem defenda, inclusive, que essa é uma receita para manter a mente ativa.Estamos vivendo mais e também vivemos mais tempo produtivos e saudáveis! Visto os avanços da medicina, da qualidade de vida cada vez mais acessível, é possível permanecer mais anos economicamente ativo. Portanto, não espere chegar o amanhã! Comece já a planejar uma ocupação. Verifiquei possibilidades, habilidades a desenvolver e o que precisa construir para que daqui a alguns anos seja realmente possível exercer essa atividade e continuar gerando riqueza.

3. Pense sobre como viverá sua aposentadoria e calcule- Você já parou para analisar qual estilo de vida pretende para o seu futuro e como alcançá-lo? É importante que este pensamento esteja em seu radar e de forma plausível. Não adianta achar que o futuro reservará grandes surpresas e mudanças se nada no presente levar a isso. E, dentre todos os desafios de viver os anos da aposentadoria, manter a saúde financeira é um dos mais significativos. Gastos com saúde e seguros aumentam consideravelmente ano após ano. Planos de saúde com custo cada vez maior, tratamentos e remédios comprometem a maior fatia da renda dos atuais aposentados na média no Brasil. Para iniciar esse planejamento financeiro, que tal começar a calcular qual seu custo mensal hoje e projetá-lo para os anos de sua aposentadoria? Leve em conta despesas que tendem a diminuir e outras que tendem a aumentar, e encaixe em seus planos.É importante que você chegue a um número de qual deve ser sua renda mensal, considerando que custos ela deve cobrir, para que você possa ter o estilo de vida que planeja.

4. Escolha os investimentos adequados para sua aposentadoria- Começar a acumular recursos desde já para complementar sua renda na aposentadoria é, sem dúvidas, o caminho certo a ser percorrido. O trabalhador que contribuiu com a previdência oficial por anos terá uma renda proveniente do INSS. Porém, a previdência da população tem sido um desafio para o Estado – com uma conta que não fecha e podendo trazer riscos e reduções de salários para os beneficiários.

5. Comece hoje a construir uma aposentadoria tranquila- Diz-se que informação não é conhecimento. Atualmente, é fácil nos depararmos com todo o tipo de informação. Porém, transformar informação em conhecimento e colocá-los em prática é fundamental para tomar decisões! O conhecimento nos gera benefícios e, por isso, você deve utilizá-lo em favor da construção de uma aposentadoria tranquila. Portanto, transforme o que você consome hoje de informação em conhecimento e comece agora mesmo a construir o seu futuro. Somente desta maneira você conseguira ter uma aposentadoria tranquila financeiramente e poderá aproveitar – e muito – sua vida na terceira idade.

Fonte:  site Andre Bona

Outras notícias

Especial IR 2024:  O que você precisa saber para declarar sua previdência da Ceres
Cheque especial: conheça 5 razões para você não usar esse crédito
Imposto de Renda 2024: conheça as novidades e como acertar no preenchimento da declaração
Isenção do Imposto de Renda para aposentados e pensionistas com doenças graves