Ceres terá novo presidente a partir de 1º de março

Ceres terá novo presidente a partir de 1º de março

O novo diretor-presidente é assistido do plano Embrapa Básico.

Em 29 de fevereiro chega ao fim o segundo mandato do atual Diretor-Presidente da Ceres, José Roberto Rodrigues Peres. Seu sucessor será Murilo Xavier Flores, assistido do plano Embrapa Básico. 

Conforme determina o Estatuto da Fundação, pelo fato de estar exercendo seu segundo mandato, Peres não poderia ser reconduzido ao cargo, havendo necessidade da Embrapa indicar três nomes para que o Conselho Deliberativo da Ceres conduzisse um processo  de seleção. 

Além de apresentar seus planos de trabalho e passar por uma entrevista com os membros do Conselho Deliberativo, os candidatos indicados ao cargo de Diretor-Presidente da Ceres tiveram que atender os requisitos mínimos estabelecidos na Resolução Previc nº 23, de 14/08/2023, combinados com os requisitos previstos no Estatuto da Ceres, quais sejam: 

  • Ter certificação, emitida por instituição certificadora reconhecida pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar – Previc;
  • Ter formação de nível superior;
  • Estar regularmente inscrito como membro da Ceres há pelo menos cinco anos;
  • Comprovar conhecimento e experiência no exercício de atividades em pelo menos uma das seguintes áreas: Financeira, Administrativa, Contábil, Jurídica, Previdência Complementar, Fiscalização, Atuarial ou Auditoria;
  • Não ter sofrido condenação criminal transitada em julgado;
  • Não ter sofrido penalidade administrativa por infração da legislação da seguridade social, inclusive da previdência complementar ou como servidor público; e
  • Ter reputação ilibada.

 O candidato escolhido para o cargo foi  Murilo Xavier Flores.

Após a aprovação do Conselho Deliberativo, Flores passou pela última etapa necessária para o exercício do cargo, o processo de habilitação pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar – Previc, cujo deferimento ocorreu em 22 de fevereiro, e assumirá a presidência da Ceres em 1º de março de 2024. 

Murilo Xavier Flores presidiu a Embrapa no período de 18/05/1990 a 11/05/1995.  Presidiu também a Epagri – Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina, que faz parte do rol de patrocinadoras da Ceres, no período de 02/01/2007 a 04/02/2009. 

Graduado em Engenharia Agronômica pela Universidade de Brasília (1981), mestre em Economia Rural pela Universidade Federal de Viçosa (1984) e doutor em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007), Murilo Flores destaca-se por um extenso currículo com vasta experiência na Sociologia do Meio Ambiente, gestão de ciência e tecnologia, e agricultura familiar, demonstrando habilidades em planejamento estratégico e gestão pública. Sua trajetória inclui ocupações de destaque, como Secretário Nacional de Desenvolvimento Rural, Coordenador do PRONAF, membro do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia, Presidente da FATMA, Secretário de Planejamento de Santa Catarina e Presidente da SOBER. Além disso, sua participação em conferências internacionais é notável, representando o Brasil na Ri0-92 e Santa Catarina na RIO+20.

Fonte: Ceres

Outras notícias

Especial IR 2024:  O que você precisa saber para declarar sua previdência da Ceres
Cheque especial: conheça 5 razões para você não usar esse crédito
Imposto de Renda 2024: conheça as novidades e como acertar no preenchimento da declaração
Isenção do Imposto de Renda para aposentados e pensionistas com doenças graves