22 filmes e séries para você maratonar e aprender mais sobre finanças, economia e o dinheiro

22 filmes e séries para você maratonar e aprender mais sobre finanças, economia e o dinheiro

Lista de filmes e séries que desvendam o mundo financeiro para você se divertir aprendendo.

Entender de onde vem o dinheiro, como ele circula na sociedade e a maneira como é usado em diferentes contextos, além de muito interessante, pode ser uma inspiração para lidar melhor com as finanças pessoais. Afinal, quanto mais aprendemos, mais chances temos de gerir bem um recurso que é finito – e que nem sempre sabemos aproveitar da melhor maneira.

Pensando nisso, fizemos uma lista com 22 filmes e séries que trazem diferentes visões sobre o universo das finanças, da economia e do dinheiro. Prepare a pipoca e divirta-se!

#1 Filme: A Incrível História de Henry Sugar

Dirigido por Wes Anderson, o filme de 2023 nos faz refletir sobre o valor do dinheiro e o destino que damos a ele. A narrativa acontece em torno da trajetória de Henry Sugar (interpretado por Benedict Cumberbatch), um homem rico que, depois de descobrir em sua biblioteca um livro sobre a história de um homem que enxergava além do que pode ser visto com os olhos, resolve aprender a técnica. Inicialmente, ele usa seus poderes para ganhar dinheiro de um jeito fácil, mas, eventualmente, redireciona seu dom para causas altruístas. Onde assistir: Netflix.

#2 Filme: Moneyball – O Homem que Mudou o Jogo

Dirigido por Bennet Miller, o filme narra a história real do gerente do time de beisebol Oakland Athletics, Billy Beane, que usou análise estatística avançada para montar uma equipe competitiva com recursos financeiros limitados. Ele mostra que, mesmo com pouco dinheiro, é possível usar a criatividade para se reinventar e mudar o jogo. Com Brad Pitt, Jonah Hill e Philip Seymour Hoffman. Onde assistir: Prime vídeo. 

# 3 Filme: A arte de economizar

O documentário de estilo reality show lançado em 2022 pela Netflix acompanha a jornada de quatro pessoas que estão em diferentes fases da vida e enfrentam distintos problemas financeiros. Eles são orientados por quatro consultores financeiros de sucesso ao longo de um ano. Durante 90 minutos, os dilemas enfrentados por cada um – da compulsão por compras e endividamento à falta de poupança e pouca preocupação com os investimentos – vão se descortinando em batalhas reais. Onde assistir: Netflix.

4 Filme: Salvando o Capitalismo

Documentário em que o professor Robert Reich, ex-secretário do Trabalho na gestão de Bill Clinton, discute o estado atual do sistema econômico dos Estados Unidos. A partir de conversas com pessoas de diferentes origens, o professor busca mostrar como a economia afeta a vida cotidiana dos indivíduos. A obra é baseada no livro Saving Capitalism: For the Many, Not the Few, de autoria do próprio Reich, que traça a evolução do capitalismo nos Estados Unidos desde seus primórdios até a atualidade. Onde assistir: Netflix.

#5 Filme: Minimalismo Já

Documentário de 2021 que explora o movimento minimalista, destacando a filosofia de simplificar a vida ao reduzir o excesso de posses materiais. Ao acompanhar a história de Joshua e Ryan, aprendemos que menos é mais: a felicidade não está atrelada aos bens materiais e ao dinheiro, e sim ao tempo de qualidade. A obra é um convite para repensarmos nossos hábitos e como consumimos, mostrando como o minimalismo pode ser o caminho para uma vida mais leve. Onde assistir: Netflix.

#6 Filme: O Lobo de Wall Street 

Clássico estrelado por Leonardo DiCaprio e dirigido por Martin Scorsese, O Lobo de Wall Street (2013) narra a história do corretor Jordan Belfort (Leonardo DiCaprio). Na década de 80, Belfort funda a corretora de valores Stratton Oakmont, onde pratica manipulações e fraudes para enriquecimento rápido. Baseado em fatos reais, o filme traz importantes lições sobre educação financeira, ética nos negócios e gerenciamento de riscos. Onde assistir: Prime Video ou Youtube.

#7 Filme: Margin Call – O dia antes do fim

A história se desenrola durante as 24 horas iniciais da grande recessão de 2008. Quando uma corretora de investimentos descobre uma projeção de risco catastrófico, a equipe executiva é forçada a tomar decisões cruciais para evitar o colapso total do sistema financeiro. O filme explora as complexidades éticas e morais enfrentadas pelos personagens e expõem como as decisões financeiras de uma empresa podem impactar a sociedade e a economia como um todo. Onde assistir: Prime Video.

#8 Filme: Grande Demais Para Quebrar

Outro filme que se debruça sobre a crise financeira de 2008 é Grande Demais para Quebrar. Lançado em 2011, o longa dirigido por Curtis Hanson retrata a crise a partir da análise das medidas tomadas por grandes líderes financeiros para evitar o colapso econômico. O filme explora as complexidades do sistema financeiro, fornecendo insights sobre as decisões tomadas durante um dos períodos mais desafiadores da história econômica recente. Onde assistir: HBO Max.

#9 Filme: O Longo Amanhecer

Cinebiografia do renomado economista brasileiro Celso Furtado, O Longo Amanhecer é dirigido por José Mariani. O filme (2008) explora não apenas a vida de um dos intelectuais mais destacados do Brasil, mas também seus pensamentos e contribuições para o desenvolvimento econômico do país, com destaque para suas ideias sobre o desenvolvimento sustentável. Onde assistir: Prime Vídeo e Canal Curta

#10 Filme: À Procura da Felicidade

O romance inspirado em eventos reais traz a história de Chris Gardner, interpretado por Will Smith, que enfrenta adversidades financeiras enquanto luta para construir um futuro melhor para si e seu filho. Uma jornada emocionante, que destaca a resiliência, determinação e a busca pela felicidade em meio às dificuldades da vida. Onde assistir: Netflix, HBO Max e Paramount+.

#11 Filme: O homem que copiava

A vida de um operador de fotocopiadora que decide copiar dinheiro na tentativa de mudar sua realidade socioeconômica. O Homem Que Copiava explora temas como ambição, desigualdade social e as complexidades éticas das escolhas individuais em meio a um contexto de dificuldades financeiras. Onde assistir: Globoplay.

#12 Filme: Os delírios de consumo de Becky Bloom

Baseado no best-seller de Sophie Kinsella e dirigido por P. J. Hogan, a comédia segue a vida cotidiana de Becky Bloom, uma jovem apaixonada por compras. Aborda de maneira engraçada as consequências das extravagâncias da protagonista, enquanto ela tenta equilibrar sua paixão por moda com a responsabilidade financeira. Onde assistir: Disney+.

#13 Série: Billions

Drama financeiro que mergulha nas intrigas e rivalidades do mercado de capitais dos Estados Unidos. A narrativa se desenrola em Nova York, em meio a jogos de poder, política, negociações complexas e uma constante batalha entre os dois protagonistas, Bobby Axelrod (Damian Lewis), um gestor de fundos de investimentos, e o procurador Chuck Rhoades (Paul Giamatti), oferecendo um retrato afiado e envolvente do lado obscuro do mundo financeiro. Onde assistir: Prime Vídeo.

#14 Série: Explicando o dinheiro

Série documental de 2021 que explora a relação das pessoas com as finanças, debruçando-se especificamente sobre armadilhas como a promessa de enriquecimento rápido, mal uso do cartão de crédito, perdas em jogos e golpes financeiros, entre outros. Onde assistir: Netflix. 

#15 Série: Succession

Thriller que retrata os relacionamentos de uma família rica e poderosa, os Roy, donos de um império de mídia e entretenimento. A narrativa gira em torno das disputas de sucessão entre os filhos e o patriarca, Logan Roy. Com quatro temporadas lançadas entre 2018 e 2023, a série explora temas como poder, lealdade, ambição desmedida e os desafios enfrentados por uma família que controla um império global. Onde assistir: HBO Max. 

#16 Série: A Bilionária, o Mordomo e o Namorado

Minissérie documental de três episódios que retrata uma das disputas mais acirradas do sistema judiciário francês, envolvendo a herdeira do Grupo  L’Oreal, Liliane Bettencourt, então considerada a mulher mais rica do do mundo, e sua filha, Françoise Bettencourt Meyer, atualmente a mulher mais rica do mundo. Um dos fatos mais curiosos da trama da série é que ela foi toda estruturada em torno das gravações feitas por um ex-mordomo de Liliane. Onde assistir: Netflix. 

 #17 Série: Ozark

Com quatro temporadas lançadas entre 2017 e 2022, a série segue a vida de Marty Byrde, um consultor financeiro que é forçado a mudar com sua família para Ozark, um lago situado em uma região remota dos Estados Unidos, após se envolver com um cartel de drogas. Marty é obrigado a lavar dinheiro para o cartel para proteger sua família e evitar consequências fatais. Onde assistir: Netflix.

#18 Série: Girl Boss (2017)

Uma série baseada na história real de Sophia Amoruso, que narra a ascensão da empreendedora no mundo da moda. A trama de 2017, em temporada única, destaca os desafios e sucessos enfrentados por Sophia ao construir a marca Nasty Gal, oferecendo uma visão inspiradora sobre o empreendedorismo feminino e as complexidades do universo empresarial. Onde assistir: Netflix.

#19 Série: Desserviço ao Consumidor 

Com o título original de Broken, esta série documental investiga as consequências da propaganda enganosa e o impacto, na sociedade, de produtos pouco duráveis, sem efeito ou nocivos. São quatro episódios, cada um desvendando uma indústria – de cosméticos, cigarros eletrônicos, móveis e embalagens. Lançados em 2019, cada documentário lança um olhar crítico para o mercado de consumo e suas consequências. Onde assistir: Netflix.

#20 Série: A Ascensão do Dinheiro 

Em seis episódios, a série documental baseada no livro homônimo de Niall Ferguson faz uma viagem pela história do dinheiro, explorando desde o papel do dinheiro ao influenciar eventos históricos e até as transformações sociais que surgiram com a evolução financeira. Ferguson é um dos mais renomados historiadores da Grã-Bretanha, leciona na universidade de Harvard e é pesquisador em Stanford. Onde assistir: Youtube (gratuito).

# 21 Série: Dinheiro Fácil

Baseada no livro escrito pelo advogado sueco Jens Lapidus, a série se passa uma década após os eventos apresentados na trilogia de filmes lançada entre 2010 e 2013. A narrativa acompanha Leya (Evin Ahmad), uma jovem mãe solteira que busca ingressar no competitivo mercado de startups em Estocolmo. No entanto, os tempos mudaram e ele irá enfrentar desafios inimagináveis. Onde assistir: Netflix.

# 22 Série: Como Ficar Rico

Em um cenário com taxas de juros em alta, bancos enfrentando dificuldades, o crescimento das criptomoedas e incertezas nas bolsas, é comum se complicar na hora de buscar a estabilidade financeira. Essa é a linha-mestra da série Como Fica Rico, composta por oito episódios que abordam temas comuns no dia a dia financeiro, como a compra de imóvel, a organização das finanças no casamento e a dificuldade de economizar, entre outros,  Onde assistir: Netflix

Fonte: Meu bolso em Dia – Febraban

Outras notícias

Especial IR 2024:  O que você precisa saber para declarar sua previdência da Ceres
Cheque especial: conheça 5 razões para você não usar esse crédito
Imposto de Renda 2024: conheça as novidades e como acertar no preenchimento da declaração
Isenção do Imposto de Renda para aposentados e pensionistas com doenças graves