Outubro Rosa
04/10/2023

Outubro Rosa

Alerta sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama

O mês começa e com ele chega o movimento Outubro Rosa para enfatizar da importância da prevenção ao câncer de mama.

Para marcar a importância da campanha, durante o mês de outubro a Ceres promoverá a live “Saúde da Mulher: Envelhecimento Ativo X Menopausa” com a Drª Bruna Magalhaes, especialista em medicina da longevidade. Tão logo a data seja definida, todos serão comunicados.

Sobre o câncer de mama

O câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento quanto em países desenvolvidos.

Para o Brasil, foram estimados 73.610 casos novos de câncer de mama em 2023, com um risco estimado de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres.

Os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).

Fatores e Risco

Não há uma causa única para o câncer de mama. Diversos fatores estão relacionados ao desenvolvimento da doença entre as mulheres, como: envelhecimento, determinantes relacionados à vida reprodutiva da mulher, histórico familiar de câncer de mama, consumo de álcool, excesso de peso, atividade física insuficiente e exposição à radiação ionizante.

Os principais fatores são:

  • Comportamentais/Ambientais
  • Obesidade e sobrepeso, após a menopausa
  • Atividade física insuficiente (menos de 150 minutos de atividade física moderada por semana)
  • Consumo de bebida alcoólica
  • Exposição frequente a radiações ionizantes (Raios-X, tomografia computadorizada, mamografia etc.)
  • História de tratamento prévio com radioterapia no tórax
  • Aspectos da vida reprodutiva/hormonais
  • Primeira menstruação (menarca) antes de 12 anos
  • Não ter filhos
  • Primeira gravidez após os 30 anos
  • Parar de menstruar (menopausa) após os 55 anos
  • Uso de contraceptivos hormonais (estrogênio-progesterona)
  • Ter feito terapia de reposição hormonal (estrogênio-progesterona), principalmente por mais de cinco anos
  • Hereditários/Genéticos
  • Histórico familiar de câncer de ovário; de câncer de mama em mulheres, principalmente antes dos 50 anos; e caso de câncer de mama em homem
  • Alteração genética, especialmente nos genes BRCA1 e BRCA2.

Prevenção

O câncer de mama não é uma doença totalmente prevenível em função da multiplicidade de fatores relacionados ao seu surgimento e ao fato de que vários deles não são atitudes modificáveis. De modo geral, a prevenção baseia-se no controle dos fatores de risco e no estímulo aos fatores protetores, especificamente aqueles que podem ser mudados com a adoção de hábitos saudáveis. Confira algumas medidas que não apenas podem ajudar a prevenir a doença, como trazer mais qualidade de vida e bem-estar:

Dentre as formas de detecção precoce do câncer de mama está o autoexame. É através dele que mais de 80% dos tumores são descobertos. Por isso é importante que as mulheres fiquem atentas a qualquer alteração nas mamas.

O autoexame deve ser feito uma vez por mês. A melhor época é logo após a menstruação. Para as mulheres que não menstruam mais o autoexame deve ser feito num mesmo dia de cada mês, por exemplo, todo dia 15.

É importante fazer a avaliação em frente ao espelho, em pé e deitada. Durante o autoexame procure deformações ou alterações no formato das mamas, abaulamentos ou retrações, ferida ao redor do mamilo, caroços nas mamas ou axilas e secreções pelos mamilos.

Também há formas de prevenir o câncer de mama com atitudes que melhoram a saúde em geral:

  • Praticar atividade física pode reduzir em até 50% as chances de câncer. Alie a isso o cuidado com a alimentação, já que alimentos ricos em vitaminas, sais minerais e fibras protegem contra a maioria dos tipos de câncer. Outro fator que pode influenciar no aparecimento da doença é o sobrepeso que também pode atrapalhar o tratamento caso o diagnóstico da doença for confirmado.
  • Evitar o consumo de álcool em excesso também faz parte da prevenção já que o consumo em excesso é um dos fatores de risco de diversos tipos de câncer.
  • Não fume! O cigarro contém cerca de 4.720 substâncias tóxicas, que levam a uma série de doenças como o câncer.
  • Além disso, vitamina D, garantida com banhos de sol de 10 minutos, cuidados com a saúde emocional e amamentar também entram na lista de formas de prevenir o câncer de mama.

Clique aqui para baixar a Cartilha Câncer de Mama, Vamos Falar sobre isso? O material foi desenvolvido pelo Ministério da Saúde  e possui várias orientações de prevenção e cuidados. 

Fonte: Ceres/Ministério da Saúde

Outras notícias

Ceres atualiza Regulamento de Empréstimos e Seguro Prestamista
Ceres classificada com Rating A+ no Programa Receita Sintonia
IR - Simuladores oferecem comparativo entre regime progressivo e o regressivo.
Ultrapassamos R$ 12 bilhões em Ativos Administrados!