Como receber a restituição do Imposto de Renda 2022 com Pix?

Como receber a restituição do Imposto de Renda 2022 com Pix?

Além de receber o valor direto na sua conta, o meio de pagamento instantâneo também pode ser utilizado para o pagamento de DARF. Entenda.

Como receber a restituição do Imposto de Renda 2022 com Pix? Ilustração de um celular roxo com uma nota de cem reais na tela. Dedo indicador tocando a tela com mão à direita da imagem.

Em 2022, uma das novidades anunciadas pela Receita Federal sobre o IR foi a possibilidade de usar o Pix para receber o crédito da restituição do Imposto de Renda em sua conta. Isso vai facilitar o pagamento aos contribuintes e reduzir possíveis erros de preenchimento dos dados bancários.

Além disso, o meio de pagamento instantâneo também poderá ser utilizado para o pagamento de Documentos de Arrecadação de Receitas Federais (DARFs), o que deve ajudar para empreendedores e profissionais financeiros que precisam, todos os anos, pagar diferentes tributos por meio do documento. Alguns exemplos desses tributos são o Programa de Integração Social (PIS) e a Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS).

Veja, abaixo, como pagar DARF e receber a restituição do imposto de renda com Pix.

Como faço para receber a restituição do imposto de renda 2022 com Pix?

Segundo a Receita Federal, para receber o valor da restituição do imposto de renda via Pix, é necessário que a chave do Pix seja igual ao CPF do titular da declaração. Não pode ser o e-mail, telefone ou chave aleatória, apenas o CPF.

Por isso, caso queira usar o Pix e facilitar o preenchimento da informação, verifique se você possui uma chave Pix da sua conta bancária cadastrada com o número do seu CPF. Se não tiver, basta criar uma.

Como pagar o DARF com o Pix?

Assim como nos anos anteriores, o DARF é disponibilizado ao contribuinte com todas informações de pagamento, incluindo o código de barras – essa era a única forma de se pagar o documento.Agora, basta fazer o pagamento via Pix usando o QR CODE que virá junto ao boleto. Depois, é só usar o aplicativo do seu banco para fazer o pagamento usando a função.

Fonte: Fala Nubank

Outras notícias

O Relatório Anual de Informações (RAI) referente ao ano de 2023 está disponível
Rentabilidade dos Planos
Ceres Online EDIÇÃO 26
Especial IR 2024:  O que você precisa saber para declarar sua previdência da Ceres