Ceres participa do lançamento da Frente Parlamentar pelo fortalecimento da previdência complementar
27/08/2025

Ceres participa do lançamento da Frente Parlamentar pelo fortalecimento da previdência complementar

O setor de previdência complementar fechada ganhou uma nova e poderosa voz no Congresso Nacional com o lançamento da Frente Parlamentar Mista pelo fortalecimento das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC). A iniciativa, oficializada em 26 de agosto, já conta com o apoio de 207 parlamentares de 18 partidos, reafirmando a relevância política e social da previdência complementar na agenda nacional.


A Ceres esteve no centro desse movimento. Representada por seu diretor-presidente e vice-presidente da Abrapp, Murilo Flores, a fundação teve participação ativa nas articulações que levaram à criação da Frente, reforçando seu papel no setor.

Durante seu discurso, Murilo ressaltou a importância da união das entidades e do diálogo com o Congresso:

“A reforma tributária fez com que nós todos, fundações de previdência complementar, nos uníssemos e batalhássemos durante meses, aqui dentro do Congresso, para que nossos aposentados não sofressem uma redução nos seus benefícios. Foi uma construção coletiva, e nós não podemos perder essa oportunidade de que, um dia, todo brasileiro tenha um fundo complementar de previdência, para que possamos todos viver com dignidade no nosso país.” — Murilo Flores, diretor-presidente da Ceres e vice-presidente da Abrapp

A criação da Frente Parlamentar marca um passo histórico: será um espaço de articulação suprapartidária em defesa da previdência complementar fechada, com foco no acompanhamento de propostas legislativas, na proteção dos direitos de participantes e assistidos e no fortalecimento do sistema como instrumento de poupança previdenciária de longo prazo.

Para a Ceres, esse movimento reforça sua trajetória de protagonismo e compromisso em defender os interesses de seus participantes e contribuir para a expansão e a sustentabilidade do sistema de previdência complementar no Brasil.

Fonte: Ceres

Outras notícias

Nota de Esclarecimento – Will Bank e Banco de Brasília - BRB
Recesso 2025 - Expediente Ceres no final de ano
Atualização sobre o Saldamento do Plano Embrapa Básico
Fim de ano chegando: veja até quando solicitar seu empréstimo na Ceres
Artigo Consultor Jurídico: Por que não se pode confundir RPPS com previdência complementar fechada – por Devanir Silva*
Faça um aporte até 27/12 e pague menos imposto de renda em 2026
1 a cada 4 brasileiros 60+ trabalham, diz o IBGE
Embrapa-FlexCeres: Proposta de alteração de Regulamento
Banco Master Nota de Posicionamento da Abrapp
Nota de Esclarecimento – Caso Banco Master
Alerta! CVM identifica atuação irregular de 24 plataformas digitais
Alerta de golpe!