Ceres registra rentabilidade expressiva em abril e mantém desempenho superior à meta atuarial em 2025
20/05/2025

Ceres registra rentabilidade expressiva em abril e mantém desempenho superior à meta atuarial em 2025

Os investimentos da Ceres Previdência alcançaram uma rentabilidade consolidada de 1,93% em abril de 2025, superando mais uma vez a média das metas atuariais e índices de referência, que ficou em 0,86% no mês. Com esse resultado, a rentabilidade acumulada atingiu 5,86% no ano e 9,13% nos últimos doze meses. A performance real — ou seja, o retorno acima da média das metas atuariais dos planos (INPC + 4,63%).— foi de 1,06% em abril. 

Esse bom desempenho é resultado de uma carteira diversificada, com aplicações em diferentes tipos de investimentos,com destaque para os segmentos de renda variável, estruturados e renda fixa, e de um cenário econômico que favoreceu o mercado.

Destaques por segmento
  • Renda Variável: Foi o segmento com maior retorno no mês, com 7,61% de rentabilidade. Isso aconteceu porque a bolsa de valores teve um bom desempenho em abril, com o Ibovespa subindo 3,69%. O Ibovespa é o principal indicador de desempenho das ações negociadas na B3 – bolsa de valores do mercado de capitais brasileiro – e reúne as empresas mais importantes do mercado nacional.
  • Renda Fixa: Seguiu com resultados sólidos, rendendo 1,19% no mês. Os investimentos atrelados à inflação e os fundos mais conservadores apresentaram resultados positivos, o que ajudou a manter a carteira estável. Além disso, a mudança na forma de registrar contabilmente os títulos públicos (NTN-B) — que agora considera o valor a ser recebido no vencimento, em vez do valor de mercado diário — tem ajudado a reduzir as oscilações e a melhorar a consistência dos retornos.
  • Estruturado: os fundos multimercado renderam 3,23% em abril. Esses fundos utilizam estratégias diversificadas para buscar retornos superiores aos da renda fixa, porém com um nível de risco geralmente inferior ao dos fundos de ações. De forma geral, esses fundos combinam diferentes metodologias de investimento, proporcionando maior diversificação e flexibilidade na gestão da carteira.
  • Imobiliário: Esses ativos tiveram um retorno de 0,26%. Os imóveis e as participações em shoppings contribuíram para esse retorno, que se caracteriza pela sua recorrência.
  • Operações com  participantes: Os empréstimos também tiveram bom desempenho, com retorno de 1,72% no mês, reforçando a atratividade das linhas de crédito oferecidas pela Fundação aos seus participantes.
Onde estão aplicados os recursos?

A maior parte dos recursos da Ceres está aplicada em renda fixa, que é o tipo de investimento mais seguro e previsível. Veja abaixo como os recursos estavam distribuídos ao fim de abril:

Cenário econômico

O bom desempenho dos investimentos em abril está diretamente relacionado a um ambiente econômico mais favorável.

No Brasil, há uma expectativa crescente de que o ciclo de alta da taxa básica de juros, a Selic, tenha chegado ao fim. Isso faz com que os investidores fiquem mais dispostos a investir em ações e outros ativos com maior potencial de retorno. No exterior, os Estados Unidos estão dando sinais de desaceleração na economia, o que aumenta as chances de o banco central americano (Federal Reserve) também cortar os juros ainda neste ano. Esse tipo de movimento costuma beneficiar países emergentes, como o Brasil, e atrai investimentos estrangeiros para o nosso mercado.

Fonte: Ceres

Outras notícias

Gastos invisíveis: pra onde vai seu dinheiro sem você perceber?
Ceres registra rentabilidade expressiva em abril e mantém desempenho superior à meta atuarial em 2025
Educação financeira começa em casa: a Ceres na Semana ENEF 2025
Receita confirma possibilidade de troca de regime de tributação para aposentados e pensionistas