Encontre os documentos, formulários e serviços disponíveis para você. Clique em um perfil:

Ceres Básico

O que é

O Ceres Básico é o plano de previdência complementar que a Ceres ofereceu aos seus empregados de 1979 até julho de 2005, quando foi implantado o FlexCeres.

Com a criação do FlexCeres, houve um processo de migração dos participantes ativos, permanecendo no plano Básico apenas os assistidos.

O plano Básico é estruturado na modalidade de Benefício Definido. Neste modelo, o valor do benefício é definido previamente, com base na idade, salário e tempo de serviço do participante e, a partir disso, é calculada a contribuição dele e a da patrocinadora. Nesse tipo de plano é necessário que o valor das contribuições seja ajustado periodicamente para assegurar o valor fixado para o benefício.

Benefícios

O Ceres Básico cobre benefícios programados e de risco.

- Programados: são aqueles cuja data de início pode ser previamente estabelecida, em função da idade do participante e do tempo de contribuição. Os benefícios programados cobertos pelo plano Básico são os seguintes:

 

- Risco: são aqueles cuja data da ocorrência não tem como ser prevista, pois são originados de eventos inesperados como a doença, invalidez, morte, detenção ou reclusão. Para esses casos o plano funciona como um ‘seguro’. Os benefícios de risco cobertos pelo Ceres-Básico são os seguintes:

 

Institutos

No caso do participante se desligar da Ceres antes de cumprir as carências para recebimento de benefício, existem as seguintes alternativas:

  • Autopatrocínio: o participante pode permanecer no plano, recolhendo o valor correspondente à sua contribuição e à contribuição da Ceres, fazendo jus ao recebimento dos benefícios previstos no regulamento.
  • Benefício Proporcional Diferido (BPD): o participante pode suspender as contribuições ao plano e receber, no futuro, um benefício proporcional ao saldo de contribuições acumuladas. Anualmente serão cobrados os custos administrativos e dos benefícios de risco, se o participante optar por manter essa cobertura. Para requerer o BPD o participante deve ter pelo menos 36 meses de vinculação ao plano.
  • Portabilidade: o participante pode transferir para outro plano de previdência as suas contribuições pessoais. Não há incidência de Imposto de Renda sobre os valores a serem portados. Para requerer a portabilidade o participante deve ter pelo menos 36 meses de vinculação ao plano.
  • · Resgate: o participante pode sacar as contribuições pessoais. Há incidência de Imposto de Renda sobre os valores sacados.
Beneficiários

O plano Ceres Básico garante proteção para a sua família. Isso quer dizer que você pode inscrever seus beneficiários no plano.

Além do próprio participante, são beneficiários do plano Básico:

  • O cônjuge, o companheiro ou a companheira;
  • Os filhos ou enteados menores de 21 anos;
  • Os filhos ou enteados universitários menores de 24 anos;
  • Os filhos ou enteados inválidos, com qualquer idade;
  • Os pais que, sem recursos, vivam comprovadamente às expensas do participante ou assistido;
  • As pessoas menores de 21 anos, as maiores de 55 anos ou as inválidas que comprovadamente vivam sob a dependência econômica do participante ou do assistido.
Contribuições

A contribuição é o valor recolhido pelo participante e pela Ceres, com a finalidade de constituir o capital necessário para financiar o pagamento dos benefícios e a administração do plano.

Em virtude da migração dos participantes para o FlexCeres, não há mais recolhimento de contribuições mensais para esse plano.

O plano Ceres Básico é um plano saldado, onde não há mais acumulação de provisões matemáticas e, portanto, não há necessidade de cálculo dos custos do plano. O plano de benefícios apresenta apenas um plano de custeio. No caso da patrocinadora, há a obrigação de pagamento de um fluxo de Saldamento, respaldado por meio de Contrato.

Vantagens
  • A Ceres contribui junto com você para a formação do fundo que vai gerar o seu benefício no futuro. Para cada R$1,00 que você paga, recebe R$1,00 de contribuição da Ceres. Estamos falando de uma rentabilidade de 100% ao mês.
  • Cobertura de benefícios de risco (pensão, invalidez, auxílio-doença, auxílio-reclusão).
  • As contribuições previdenciárias podem ser abatidas no imposto de renda, limitadas a 12% do rendimento bruto anual.
  • Você nunca perde o que pagou. Se sair do plano antes da aposentadoria poderá resgatar as suas contribuições ou levá-las para outro plano de previdência. Em caso de morte do participante sem beneficiários, os herdeiros legais recebem a reserva de poupança.
  • Toda a rentabilidade obtida com os investimentos é repassada para o participante

A taxa de administração é bem mais barata do que as taxas cobradas por bancos e seguradoras