Golpe da restituição do Imposto de Renda: Receita Federal alerta e ensina a evitar

Golpe da restituição do Imposto de Renda: Receita Federal alerta e ensina a evitar

Na mensagem, os criminosos informam os dados para recebimento da restituição via PIX, e um link falso para visualizar o comprovante.

A Receita Federal alertou sobre um novo golpe da restituição do Imposto de Renda. Os criminosos, aproveitando-se do interesse do público no tema, se passam pelo órgão e tentam aplicar o golpe contra pessoas em processo de declaração o IR.

Na ação dos golpistas, e-mails são enviados para que os contribuintes confirmem um falso cadastro para o recebimento da restituição do Imposto de Renda. Com uma técnica elaborada, eles usam a cópia não autorizada da logomarca comemorativa dos 100 anos do Imposto de Renda e fazem menção à conta gov.br. Artifícios usados para dar mais credibilidade ao golpe.

Na mensagem, os criminosos informam os dados para recebimento da restituição via PIX, e um link falso para visualizar o comprovante. Confira abaixo um exemplo de mensagem falsa do golpe da restituição.

Um exemplo de e-mail indicando o golpe da restituição do Imposto de Renda.Crédito: Receita Federal 

Como evitar o golpe da restituição?

A Receita Federal alerta que é preciso ter cuidado com os e-mails recebidos. Segundo o órgão, mensagens oficiais enviadas não possuem nenhum link para confirmação ou acesso.

Além disso, todas as informações recebidas devem ser confirmadas diretamente no Portal e-CAC, com acesso seguro por meio da conta gov.br ou por certificado digital.

É necessário, então, ter atenção redobrada com as mensagens recebidas por e-mail ou SMS. As tentativas de fraude pela internet estão cada vez mais complexadas. E, por isso, é preciso sempre desconfiar de envios que pareçam suspeitos.

Caso receba alguma mensagem da Receita Federal sobre restituição, acesse o Portal e-CAC para confirmar se os dados estão corretos.

Restituição do Imposto de Renda

De acordo com a Receita Federal, a restituição do Imposto de Renda será feita em cinco lotes. Sendo o primeiro dia de pagamento 31 de maio, o mesmo dia de encerramento da entrega da declaração de 2022.

Os lotes serão pagos nos seguintes dias:

  • 31 de maio;
  • 30 de junho;
  • 29 de julho;
  • 31 de agosto; e
  • 30 de setembro.

Fonte: Instituto de Longevidade -Mag

Outras notícias

Cheque especial: conheça 5 razões para você não usar esse crédito
Imposto de Renda 2024: conheça as novidades e como acertar no preenchimento da declaração
Isenção do Imposto de Renda para aposentados e pensionistas com doenças graves
Plano Família Ceres - Informe para declaração de Imposto de Renda está disponível aqui no site