Esperando a Black Friday para comprar?

Esperando a Black Friday para comprar?

Programe-se desde já para fazer bons negócios, não entrar em fria nem estourar o orçamento durante a Black Friday.

Milhares de brasileiros já estão de olho na Black Friday, que acontece no dia 25 de novembro de 2022. Se você se programou o ano inteiro para comprar com descontos nesta data, essas dicas são para você.

Afinal, ofertas são muito bem-vindas e podem gerar uma boa economia. Mas para fazer bons negócios, é preciso se preparar antes para não entrar na empolgação e acabar gastando mais do que pretende só porque o desconto parece muito bom.

Porque nem sempre ele é, de fato, bom. Em 2021, o site Reclame Aqui registrou um aumento de 19% nas queixas de consumidores durante a Black Friday, somando mais de 9,6 mil chamados. Por isso, é importante ficar de olho para evitar cair em fraudes.

Veja as dicas para fugir dessas ciladas e economizar na Black Friday 2022, abastecendo a casa com aquelas coisas que a família realmente precisa, e aprenda a aproveitar a data sem cair em frias ou se endividar.

Fuja da empolgação fazendo listas

Não se deixe levar: animadas com as promoções, muitas pessoas acabam comprando itens que não haviam programado ou que de fato irão usar. O resultado é que o barato sai caro. Por isso, a dica é não entrar em lojas online ou ir às compras sem uma lista na mão.

Se um produto que não está na lista atrai você, reflita: eu realmente preciso disso? Quantas vezes vou utilizar durante um mês? E fuja da tentação de adquirir utensílios e peças que vão passar muito tempo no armário ou vão acabar entulhando a garagem.

Pesquise o preço antes e confira se o desconto real

Muitas vezes, o desconto anunciado é vistoso, mas nem sempre é verdadeiro. O liquidificador com 50% de desconto pode ser comprado em outra data praticamente pelo mesmo preço. Para não cair nessa, pesquise antecipadamente o preço do item que pretende comprar em vários sites e defina o valor que está disposto a pagar por ele. Existem  sites que consolidam e comparam preços de diversas lojas, que podem ajudar nessa tarefa. Google Shopping, Zoom, Buscapé e Já Cotei são alguns exemplos.

Também é possível verificar se a loja é participa da Black Friday através do site oficial do evento. Confira, também, o site Black Friday de Verdade, que divulga as lojas que assumem o compromisso de oferecer descontos reais.

Saiba mais sobre o vendedor

Antes de fazer compras online, a recomendação é conferir a reputação da loja para saber se ela irá entregar o produto ou se ela já aplicou o golpe do desconto maquiado em anos anteriores. Para ajudar o consumidor nisso, o Procon preparou uma lista de sites que devem ser evitados durante a Black Friday. 

Esses sites tiveram reclamações registradas no Procon por aumentarem o preço antes para vender, como se fosse oferta, pelo preço normal do produto. As queixas também envolveram a falta de estoque e o cancelamento da compra. Os sites que fazem parte da lista foram notificados pelo Procon, mas não responderam ou, simplesmente, não foram encontrados.

É seguro comprar em sites chineses?

Com imensa variedade de produtos e valores atrativos, os sites de e-commerce chineses já fazem parte da vida de muitos brasileiros. Eles também participam da Black Friday, com a diferença de que, geralmente, realizam suas ofertas no início do mês de novembro. Faz sentido antecipar, já que os produtos chineses levam um tempo maior para chegar às mãos do consumidor. 

Na hora da compra, opte por sites comprovadamente seguros, bem avaliados e recomendados. Para isso, basta uma rápida pesquisa na web para ver comentários – busque pelo nome da loja + qualidade + confiável. Você certamente irá encontrar opiniões sobre os produtos, o relacionamento do site com os clientes, o pagamento e a entrega. Vale olhar também a reputação do site no Reclame Aqui.

Abasteça a despensa

Uma boa maneira de aproveitar a Black Friday é abastecer a despensa. Muitos supermercados programam descontos efetivos e aí está uma boa oportunidade para estocar produtos que não estragam, como mantimentos e artigos de higiene e limpeza. 

Para facilitar, faça antes uma pesquisa em sites que comparam preços de supermercados, como Catálogo de Ofertas, Ofertas de Supermercados e Tiendeo. Para não extrapolar, vá às compras com uma lista. Confira, ainda, 15 dicas práticas para reduzir gastos no supermercado.

Antecipe a compra de presentes e viagens

Outra sugestão é antecipar os presentes de Natal e de aniversário que você já sabe que irá comprar. Pesquise os preços, defina um teto máximo de valor e confira a data de entrega, que pode ser superior a 30 dias em algumas lojas durante a promoção.

Vale a pena também olhar os descontos de pacotes de viagens que você já programou e sabe quanto custa. Várias lojas de turismo online entram na campanha, permitindo que você economize e acumule milhas.

Veja se o site é seguro

Nessa época, pipocam anúncios de descontos extraordinários em sites que não existem, não entregam ou que foram criados para capturar dados pessoais e fraudar o consumidor. Vale lembrar que, quando a esmola é demais, o santo desconfia. 

Se você recebeu uma oferta arrasadora de uma loja por e-mail ou WhatsApp, não clique no link. Faça uma busca na internet, descubra o site oficial e então confira se a promoção é verdadeira. Antes de fechar a compra, veja se há queixas contra a empresa em sites como o Reclame Aqui. 

Confira se existem cupons adicionais ou cashbacks

É comum que e-commerces ofereçam descontos adicionais, que podem ser encontrados em banners no site oficial ou nas redes sociais da loja. Para garantir os melhores descontos, também vale a pena conferir sites que ofereçam cashback, como o Méliuz, Beblue, PicPay, Ame Digital. Neles, parte do valor gasto é convertido em crédito para a próxima compra ou então em dinheiro, que pode ser resgatado através de transferência bancária ou pelo cartão.

Faça as contas para saber se vai conseguir pagar

Dentre as precauções a serem tomadas, uma das mais importantes é se assegurar de que você não precisará recorrer ao rotativo do cartão de crédito ou ao limite da conta para pagar as compras que fará na Black Friday. Por conta dos juros, o valor que irá pagar pode ser maior do que o desconto obtido nos produtos. Entenda seu orçamento, estabeleça um limite de gastos e não saia da Black Friday endividado.

Fonte: Meu Bolso Em Dia

Outras notícias

Plano Família Ceres - Informe para declaração de Imposto de Renda está disponível aqui no site
Como financiar a reforma de imóveis
Mutirão 2024: renegocie dívidas com bancos e financeiras
Live Ceres: Saúde da Mulher - Envelhecimento Ativo x Menopausa