4 livros de finanças que vão te ajudar a organizar as contas

4 livros de finanças que vão te ajudar a organizar as contas

Quer mudar a mentalidade em relação ao dinheiro, organizar as contas ou começar a investir? Confira algumas sugestões de livros de finanças

A inteligência financeira pode vir de muitas formas, e a leitura é uma delas. Alguns livros de finanças, por exemplo, permitem que você assimile e entenda conceitos complexos de forma ilustrada e com uma linguagem simplificada.

Se é isso que você deseja para se jogar no mundo das finanças e assumir as rédeas da sua vida financeira sem medo, preparamos para você algumas indicações de livros sobre esse universo, que podem mudar a sua mentalidade e fazer com que você entenda como conquistar uma relação muito mais saudável com o dinheiro, mesmo que aos poucos.

A importância da educação financeira

Ter acesso a conteúdo de educação financeira, independentemente do seu formato, é essencial para quem busca mudar de vida e ter uma rotina com menos preocupações.

Com esse conhecimento, você pode deixar de ser refém do dinheiro, de empregos insatisfatórios ou outras oportunidades. Ter consciência financeira é entender o que melhorar e como melhorar para que você não precise entrar em cheque especial todo mês ou tenha

que fazer um empréstimo com juros altos, por exemplo. A educação financeira te ensina como atingir seus objetivos de vida.

Entender o mundo das finanças pessoais também ampliará sua consciência sobre seu estilo de vida e tudo o que você pode ou não fazer para alcançar os resultados que deseja – seja se aposentar aos 35 anos de idade, viajar o mundo ou mesmo se tornar um milionário. Somente com a educação financeira você será capaz de desenvolver a consciência de ser estratégico em todas as decisões que envolvem dinheiro.

4 livros de finanças que você precisa conhecer

Confira a seleção dos melhores livros relacionados direta ou indiretamente a educação financeira que você precisa conhecer:

1. Os segredos da mente milionária (T. Harv Eker)

Esse livro se trata de uma das principais “biografias” do mundo das finanças pessoais. Nele, o autor relata todo o seu processo e jornada de enriquecimento. Ele é um livro focado em te ajudar a mudar de mentalidade, eliminando crenças e conceitos que impedem que você realmente se torne uma pessoa muito mais próspera.

Confira a sinopse: “Aprenda a enriquecer mudando seus conceitos sobre o dinheiro e adotando os hábitos das pessoas bem-sucedidas”. Harv Eker desmistifica o motivo pelo qual algumas pessoas estão destinadas à riqueza e outras a uma vida de dureza. Se você quer conhecer as causas fundamentais do sucesso, leia este livro.” – Robert G.

2. Dinheiro: os segredos de quem tem (Gustavo Cerbasi)

O dinheiro não é só o capital: ele também é formulado por uma série de práticas e ações que você faz todos os dias e que dizem se ele tem mais ou menos valor para você. Ter dinheiro e ser rico são coisas diferentes, justamente pela forma como as finanças são administradas. Neste livro, Gustavo defende que o que constrói a riqueza são as ações do cotidiano. “Muita gente tem uma ideia totalmente errada de como as pessoas enriquecem. Poucas vezes é uma herança, um diploma de pós-graduação ou mesmo a inteligência que constrói uma fortuna. Com mais frequência, ela resulta de trabalho duro, economias disciplinadas e um padrão de vida adequado”.

3. Adeus, aposentadoria (Gustavo Cerbasi)

Neste livro, você entenderá de forma prática como se preparar para ter uma aposentadoria diferente da maior parte da população brasileira: uma aposentadoria que te permite ter muito mais liberdade, flexibilidade e segurança na sua vida.

Além disso, a obra também mostra a importância de agir e ter um planejamento que te dê um bom descanso e leveza quando decidir parar de trabalhar.

4. Investimentos Inteligentes (Gustavo Cerbasi)

Em Investimentos Inteligentes, Cerbasi discute sobre a melhor forma de aproveitar as oportunidades do mercado financeiro para começar a investir, aumentando o seu repertório de renda e seu patrimônio.

Ele fala, também, sobre como iniciar nesse mercado e como fazer seus investimentos de forma inteligente e qualificada. O objetivo é conseguir maiores rendimentos com os seus investimentos, seja qual for a sua capacidade de poupança.

 “Em Investimentos inteligentes, o consultor financeiro Gustavo Cerbasi explica que não existe um único investimento perfeito, e sim maneiras mais indicadas de investir de acordo com as necessidades de cada pessoa. Quais são os obstáculos enfrentados por um investidor iniciante? O que não se deve fazer ao investir? Quais são as qualidades encontradas em um bom investidor?

Essas são algumas sugestões que você pode encontrar em formato físico e digital, para que em qualquer dispositivo você consiga aumentar o seu conhecimento em finanças pessoais para transformar a sua vida e a das pessoas que ama.

Fonte: Blog Serasa

Outras notícias

Especial IR 2024:  O que você precisa saber para declarar sua previdência da Ceres
Cheque especial: conheça 5 razões para você não usar esse crédito
Imposto de Renda 2024: conheça as novidades e como acertar no preenchimento da declaração
Isenção do Imposto de Renda para aposentados e pensionistas com doenças graves